Curta a nossa página
 
05/01/2024 às 11h56 Redação Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

SINDSERM Teresina realiza seminário para discutir implantação do modelo de tempo integral nas escolas municipais

Nos dias 05 e 06 de janeiro, no auditório do SEBRAE-PI, o Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) realiza o Seminário que levanta a questão: “Educação Integral ou Depósitos de crianças e adolescentes?”. O objetivo é debater e elaborar diretrizes para um padrão de funcionamento de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de tempo integral sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O evento conta com palestrantes convidados dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Piauí.

A resolução nº7, de 14 de dezembro de 2010, do Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC) ampliou a concepção de educação integral a ser assumida por todos os envolvidos no processo formativo. Dentre as garantias necessárias, estão as condições estruturais, recursos humanos, padrões e diretrizes para funcionamento de escolas e CMEIs, com jornada escolar em período integral de, no mínimo, 7 horas diárias e 1400 horas anuais.

Serão dois dias com palestrantes, convidados(as) e representantes dos segmentos presentes. O evento será dividido em momentos para análise de conjuntura internacional, nacional e local, painéis de discussão com especialistas em Educação Integral, relatos e exposições diagnósticas, apresentação de casos de sucesso de escolas de tempo integral em outras localidades, além da promoção de amplos debates e encaminhamentos.

Seis eixos temáticos serão divididos para Grupos de Trabalho, sendo esses: Gestão democrática e Projeto Político Pedagógico (PPP) e marcos legais para a Educação Integral; Financiamento, gestão financeira e administrativa e fiscalização dos recursos destinados às escolas e CMEIs de Educação Integral; Currículo integrado, contextualização histórica e a relação da escola ou CMEI com a comunidade; Políticas de valorização financeira, formação, jornada e condições de trabalho em escolas e CMEIs com Educação Integral; Infraestrutura e recursos humanos necessários para funcionamento de Escolas e CMEIs com Educação Integral; Inclusão, equidade, laicidade e garantia de acesso, permanência e aprendizagem com respeito à diversidade, raça, identidade de gênero, religião, bem como de crianças atípicas (com necessidades educacionais especiais).

O evento também pretende fomentar a conscientização sobre a importância da concepção e prática da Educação Integral e o impacto positivo que esse modelo pode ter na formação integral de estudantes e outros indivíduos envolvidos no processo educativo. Ao final do evento, um plano de lutas será aprovado com reivindicações no sentido de fortalecer a garantia da implementação da proposta construída coletivamente que será encaminhada às instâncias deliberativas.

As inscrições estão sendo feitas por meio de um formulário online e com membros da Diretoria Colegiada do SINDSERM Teresina pelo telefone: 86 99929 0174.

Confira a programação:

Sexta-feira – 05 de janeiro de 2024

7h30 – Abertura

8h – Conjuntura Nacional e Internacional

Palestra: Gibran Jordão (RJ)

10h – Conjuntura Educação, PNE e Perspectivas

Palestra: Gilberto Souza (SP)

12h – Almoço

14h – Contextualização histórica e diagnóstico da realidade

Francisco Williams Gonçalves (UFPI)

16h – Escolas de tempo integral ou Educação Integral

SINDSERM Teresina

 

Sábado – 06 de janeiro de 2024

8h – Grupos de trabalho

10h – Lanche

10h30 – Sistematização dos relatórios dos grupos de trabalho

11h – Plenária Final

 

 Ascom

COMUNICAÇÃO 

Rua Quintino Bocaiúva, 446, Centro Norte de Teresina

Telefone: 3221-3165 | E-mail: ascomsindserm@gmail.com

Assessoria de Comunicação: (86) 99815 0878 (Telefone e Whats App)

Site: www.sindsermteresina.com.br

 

Facebook: www.facebook.com/sindserm.teresina

Instagram: @sindsermteresina / Twitter: @Sindserm

Blog: sindsermthe.blogspot.com.br / Youtube: Ascom Sindserm Teresina


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Artigos relacionados