Menopausa e climatério são pautas de roda de conversa na UBS Usina Santana
O climatério é um período de transição fisiológica que marca o fim do período reprodutivo da mulher, que ocorre com a última menopausa, a última menstruação. As muitas mudanças no corpo feminino podem trazer consequências para sua saúde física e mental, e pensando nisso a UBS Usina Santana realizou uma roda de conversa para orientar a população sobre como lidar com este período.
O bate-papo com os profissionais da Estratégia Saúde da Família envolveu não apenas as mulheres na faixa etária propensa à menopausa, como também mulheres jovens e homens, em um total de 23 pessoas. Segundo a coordenadora Raimunda Alves, é importante que todos participem da conversa sobre o assunto, que requer atenção e cuidados como ter hábitos saudáveis, boa alimentação, exercício e não fumar. "Devemos conscientizar que se pode ter boa saúde mesmo no tempo da menopausa, e assim evitar danos maiores ainda neste período que a mulher passa ou passará", justifica Raimunda.
Diferença
Confundir menopausa com climatério é muito comum. Afinal, são dois termos “irmãos”, que se referem à mesma fase da vida da mulher, mas servem para designar momentos diferentes desse processo.
O climatério é o conjunto de sintomas que surgem antes e depois da menopausa, causados, principalmente, pelas variações hormonais típicas desse período, e que podem ocasionar uma série de flutuações no ciclo menstrual. Nessa fase de transição, é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas. Por isso, a menopausa só é “diagnosticada” após a mulher passar pelo menos 12 meses sem menstruar.
Apesar de ser mais comum perto dos 50 anos, é normal que a menopausa ocorra um pouco mais cedo, aos 40. Antes disso é precoce. E quando ela ocorre depois dos 50 anos, é considerada tardia.
Ascom FMS
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
Comunidade mobilizada: Associação Mais Cidadania propõe asfaltamento de ruas no Nova Teresina e busca apoio popular
Proposta 2211, da Associação Mais Cidadania Piauí, visa pavimentar seis ruas no conjunto habitacional Nova Teresina. Votação do OPA é digital e vai até o dia 13 de julho.
leia maisHonrarias e holofotes enquanto Teresina clama por serviços básicos
Vereadores priorizam homenagens e visibilidade enquanto a população enfrenta o abandono nos serviços públicos essenciais de Teresina.
leia mais