CAPS Leste promove rodas de conversa nas UBS sobre o Janeiro Branco
Discutir saúde mental é uma ferramenta de combate ao preconceito e promove uma atenção mais humanizada para as pessoas com transtornos mentais na nossa sociedade. Com este objetivo, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leste promove amanhã (22), a partir das 9h, uma série de rodas de conversa em estabelecimentos de saúde, educação e assistência social.
A ação faz parte do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental, e é realizada em parceria com a RIA (Redes, Instituições e Articulação), que envolve a Saúde Mental Municipal, a Atenção Básica em Saúde, os Serviços de Assistência Social como CRAS, Centros de Convivência, Centros de Educação, dentre outros.
“Serão desenvolvidas diversas ações de sensibilização sobre a importância de cuidar da saúde mental, contribuindo para a erradicação do preconceito, acolhimento e humanização para as pessoas com transtornos mentais na nossa sociedade, de modo especial no território leste, a partir da integração dos diversos atores e parcerias”, explica a coordenadora do CAPS Leste, Didata Guedes.
As primeiras rodas de conversa serão amanhã (22), a partir das 9h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cacimba Velha e Santa Bárbara. No mesmo dia, a partir das 14h30, serão visitadas as UBS Félix Francisco, Santa Isabel e Piçarreira. No dia 23, às 9h da manhã, a equipe visita o Centro de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) Leste. No dia 24, às 9h da manhã, será a vez das UBS Taquari, Santa Luz e Soinho. Por fim, no dia 29, no mesmo horário, as equipes visitam as escolas Joca Vieira e Portal da Esperança. “Alguns dos temas abordados serão relações interpessoais, como identificar quem precisa de ajuda, acolhimento, violência, afeto, e reflexões sobre o sentido da vida”, comenta Didata Guedes.
O CAPS Leste participará ainda de ações integradas com a RIA (Redes, Instituições e Articulação) da região, CAPS Sudeste e CAPSi. No dia 23 de janeiro, acontece uma grande mobilização na Maternidade Wall Ferraz, a UPA Renascença e a empresa Almaviva, com panfletagem e orientações. No dia 30 pela manhã acontece ainda uma panfletagem no próprio CAPS Leste e o encerramento será no dia 31, no CAPSi, quando os três centros promovem juntos uma atividade de brincadeiras de roda, com objetivo de trabalhar o emocional de usuários e familiares.
Ascom FMS
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
Comunidade mobilizada: Associação Mais Cidadania propõe asfaltamento de ruas no Nova Teresina e busca apoio popular
Proposta 2211, da Associação Mais Cidadania Piauí, visa pavimentar seis ruas no conjunto habitacional Nova Teresina. Votação do OPA é digital e vai até o dia 13 de julho.
leia maisHonrarias e holofotes enquanto Teresina clama por serviços básicos
Vereadores priorizam homenagens e visibilidade enquanto a população enfrenta o abandono nos serviços públicos essenciais de Teresina.
leia mais