Parceria contribui com o atendimento de crianças com transtornos de aprendizado
Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (15) representantes psicopedagógicos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Associação Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp) e com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), através da diretora do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), Daniela Escórcio para discutirem sobre o funcionamento e avanços alcançados do projeto Colmeia do Aprender, no Campus Poeta Torquato Neto.
O projeto teve início em maio e atende crianças de escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina que apresentam dificuldades no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Elas são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) para receberem atendimento no Núcleo de desenvolvimento e Apoio Psicopedagógico (NUDAP), por profissionais capacitados cedidos pela Associação de Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp).
“O núcleo de apoio psicopedagógico é uma das ações do projeto brinquedoteca da UESPI. Nós começamos os atendimentos diurnos no espaço brinquedoteca, mas esperamos que esse espaço de atendimento psicopedagógico se torne realidade em outros espaços”, explica Herciene Maria e Silva Costa, Supervisora do Projeto pela UESPI.
Para Cristiana Maria de Sousa Miranda, presidente Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp-PI), o projeto é importante para o acompanhamento das crianças. “Quando uma criança é identificada em situação de risco para transtornos de aprendizagem, o prognóstico é mais favorável e o processo de reabilitação mais rápido. Por isso a importância do projeto no atendimento.”, afirma.
“Estamos com mais essa parceira que só vem beneficiando no atendimento das crianças atendidas. Só neste primeiro semestre, já encaminhamos aos parceiros mais de 112 crianças.”, afirma Daniela Escórcio, diretora do CMAM.
Desde abril de 2017, quando começaram os atendimentos no Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar, até julho deste ano, em media 887 alunos da Rede Pública de Ensino foram atendidos no CMAM. Em um total de 280 unidades de ensino, com 1.797 atendimentos médicos e 10.186 sessões terapêuticas multidisciplinares.
O CMAM constitui-se em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), contribuindo para inclusão educacional e social do aluno com dificuldade de aprendizagem.
Sobre o Projeto
O projeto Colmeia do Aprender consolida a ideia de prestar um serviço para o processo de aprendizagem humana, visando à construção do SER e do SABER com o gosto afável de mel, na perspectiva de um mundo mais humanizado e igualitário. O objetivo geral do projeto é criar um espaço personalizado em vários núcleos das escolas municipais e estaduais de Teresina e outros municípios do Piauí. A ação também envolve a sensibilização familiar sobre a importância do vínculo no processo do aprender e a contribuição para a formação continuada do profissional especialista em psicopedagogia, dando suporte de supervisão psicopedagógico para a autonomia de sua prática.
SEMCOM
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
Comunidade mobilizada: Associação Mais Cidadania propõe asfaltamento de ruas no Nova Teresina e busca apoio popular
Proposta 2211, da Associação Mais Cidadania Piauí, visa pavimentar seis ruas no conjunto habitacional Nova Teresina. Votação do OPA é digital e vai até o dia 13 de julho.
leia maisHonrarias e holofotes enquanto Teresina clama por serviços básicos
Vereadores priorizam homenagens e visibilidade enquanto a população enfrenta o abandono nos serviços públicos essenciais de Teresina.
leia mais