Semec segue com cronograma do teste seletivo do Cidade Olímpica Educacional
Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), segue com o cronograma do processo seletivo do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE). Na última quarta-feira (04), as escolas participantes entregaram as provas/gabaritos dos testes escritos, aplicados no dia 29 de novembro. Estão sendo ofertadas 167 vagas a alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, distribuídas em sete áreas distintas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química, Astronomia e Robótica. Os alunos aprovados nas duas etapas do seletivo integrarão o programa em 2025. As aulas acontecem aos sábados, de 8h às 12h, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina.
“Estes novos estudantes vão se juntar aos veteranos e vão somar 330 alunos. São onze turmas, de sete áreas do conhecimento, que são quatro de matemática, uma de língua portuguesa, duas de ciências e robótica, astronomia, física e química com uma turma cada. A divulgação do Resultado Final do seletivo acontece no dia 20 de dezembro e o início das aulas de acordo com o calendário letivo de 2025”, explica a coordenadora do COE, professora Elinalva Barbosa.
O Processo Seletivo foi dividido em duas etapas. Na primeira, cada escola inscreveu seus alunos, sendo a seleção feita com base em critérios como desempenho escolar e interesse nas olimpíadas do conhecimento. A segunda e última etapa consistiu em um teste escrito de caráter eliminatório e classificatório, que foi realizado de forma presencial na escola.
O Cidade Olímpica Educacional foi criado pela Prefeitura Municipal de Teresina em 2012 com o objetivo de oportunizar aos alunos com desempenho acima da média situações de aprendizagens diferenciadas, visando à preparação para participação em competições acadêmicas de alto nível e reconhecimento nacional. O programa se destaca por sua abordagem, envolvendo a criação e teste de metodologias educacionais, além de desafios de pesquisa e estudo.
Fonte: Semcom
|
|