Curta a nossa página
 
08/12/2024 às 08h13 Redação Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Representante do governo do RS e oficial da ONU visitam Teresina para colaborar em ações de justiça climática da Prefeitura

A oficial do Fundo de Populações da ONU, Luana Silva, e o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Becchara Miranda, cumprem compromissos na capital piauiense, nesta quinta-feira (05), a convite da Agenda Teresina 2030. Eles participaram de reunião com a Comissão de Justiça Climática de Teresina – COMJUCA e, à tarde, fazem uma visita técnica à zona norte, local que já vem recebendo investimentos em obras de adaptação climática, como é o caso das que foram implementadas pelo programa Lagoas do Norte e pelo Viver+Teresina, bem como áreas que receberão novos projetos.

No foco do encontro está o fortalecimento da governança e o avanço do processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas diretamente para o atendimento de populações climaticamente vulneráveis. “A parceria com a Prefeitura de Teresina vem trazendo avanços importantes para a cidade, que é extremamente quente e tem características geográficas significativas, com dois rios e muitas lagoas, que precisam de uma atenção especial porque já existe um histórico de alagamentos e inundações que tendem a se agravar com a crise climática”, afirma Luana Silva.

O Fundo de Populações da ONU vem apoiando diversas ações e o desenvolvimento de políticas públicas e governança na Prefeitura de Teresina para a promoção da justiça climática. A exemplo disso, ocorreu a fundação da COMJUCA, a primeira comissão do Brasil com foco em justiça climática, e a realização de eventos como foi o I Fórum de Justiça Climática de Teresina, realizado na semana passada. Luana e Becchara participaram remotamente do evento.

Como resultado deste evento, foram feitas as relatorias das mesas de discussão. O relatório será apresentado durante o encontro com Luana Silva e Becchara Miranda. A partir disso, será feito um trabalho de fortalecimento da comissão e cada segmento da população mais vulnerabilizada pela crise do clima passará a contar com políticas públicas específicas de atendimento.

Experiência do RS

Durante o I Fórum de Justiça Climática de Teresina, realizado na semana passada, o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Becchara Miranda, proferiu uma palestra sobre a experiência do RS com o desastre climático que ocorreu no início deste ano. Ele apresentou os dados e números do desastre, a situação em que famílias foram acolhidas, e a situação atual, o que ainda precisa ser feito.

Segundo Becchara, o principal ensinamento para o povo gaúcho é a importância de estar preparado por meio de planejamento efetivo e somatório de forças de todos atores presentes no território, voltados para as situações dessa natureza. “Nós tivemos acesso a previsões, mas não estávamos preparados para uma crise climática de proporções nunca antes vividas no território brasileiro. Tivemos apoio de diversos parceiros internacionais, locais, empresas, voluntários e inúmeros agentes públicos que se dedicaram incansavelmente para atender quase 70 mil famílias. Então, em nome do Secretário Beto Fantinel, estamos trazendo as lições aprendidas durante o enfrentamento das calamidades e emergências no RS para contribuir com o município de Teresina no que for possível para que a cidade possa fortalecer suas políticas públicas, sobretudo de assistência social, da atuação  do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em contexto de calamidades e emergências”, afirmou.

Becchara Miranda enfatizou a relevância da parceria que o UNFPA estabeleceu com o governo do RS no tocante a pauta de Violência Baseada no Gênero – VBG para o desenvolvimento de ações voltadas para a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Semcom


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.