Crianças atendidas no CAPSi vão a abrigo de idosos realizar ação de Natal
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, realizará ação alusiva ao período natalino nesta quinta-feira, 12, a partir das 9h, no Abrigo de Idosos São Lucas. O objetivo é promover ações de intergeracionalidades e integralidade entre as crianças e adolescentes do CAPSi com os idosos.
“Será nossa primeira ação social de natal. A atividade acontecerá no Abrigo São Lucas, e objetivo é que possamos proporcionar aos envolvidos o aprendizado do verdadeiro espírito natalino, em que buscamos o respeito, o afeto e cuidado. Pensamos que através de ações lúdicas e comemorativas possamos realizar esse despertar, fazendo com que as crianças e adolescentes do CAPSi tenham uma melhor visão acerca do natal”, diz Sayonara Lima, coordenadora do CAPSi. O Abrigo São Lucas fica localizado na Avenida Dr. Nicanor Barreto, 5280, no bairro Vale Quem Tem.
O CAPSi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território. O trabalho realizado pelo Centro possibilita a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania. O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento é efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional, formada por psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.
As atividades realizadas no Centro são atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas, executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias, focando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica, visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.
Ascom FMS
|
|