Hospitais da Prefeitura passam a contar com especialistas em gestão hospitalar
Os hospitais da Prefeitura de Teresina passam agora a contar com diretores especialistas em gestão hospitalar e qualidade em serviços de saúde. Recentemente, esses profissionais concluíram curso de pós-graduação na área e irão aplicar os conhecimentos adquiridos na organização desses estabelecimentos, proporcionando melhorias no atendimento à população.
Cerca de 32 servidores receberam o curso de forma inteiramente gratuita em razão de um acordo firmado entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O nome da turma formada homenageia a ex-diretora do Hospital da Primavera, Marlene de Moura de Fé, que faleceu esse ano em Teresina.
O presidente da FMS, Charles Silveira, afirma que o curso foi extremamente positivo e que o aprendizado dos profissionais resultará em melhorias à população que necessita dos serviços de saúde. “Fazer gestão de hospital é uma atividade complexa e a maior parte do trabalho tem natureza emergencial. Nós incentivamos que os profissionais se qualifiquem constantemente porque primamos pela excelência na prestação de nossos serviços”.
A diretora de assistência hospitalar da FMS, Jesus Mousinho, explica que os diretores dos hospitais têm de adotar, diariamente, uma série de ações para garantir a satisfação e a melhora do quadro de saúde do paciente, tendo que tomar decisões, avaliar resultados, eleger prioridades e liderar profissionais. “Eles precisam passar por constantes cursos como esse, que trazem conhecimentos administrativos, financeiros e técnicos”.
O curso abordou disciplinas relevantes ao profissional que atua na rede da saúde municipal, como legislação do SUS, regulação em saúde, planejamento estratégico em instituição de saúde, hotelaria em ambiente hospitalar, epidemiologia, gestão de pessoas, financeira, contábil e custos hospitalares, gestão de suprimentos e logística hospitalar, educação em saúde, auditoria, acreditação hospitalar e, ainda, segurança do paciente.
Ascom FMS
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
Comunidade mobilizada: Associação Mais Cidadania propõe asfaltamento de ruas no Nova Teresina e busca apoio popular
Proposta 2211, da Associação Mais Cidadania Piauí, visa pavimentar seis ruas no conjunto habitacional Nova Teresina. Votação do OPA é digital e vai até o dia 13 de julho.
leia maisHonrarias e holofotes enquanto Teresina clama por serviços básicos
Vereadores priorizam homenagens e visibilidade enquanto a população enfrenta o abandono nos serviços públicos essenciais de Teresina.
leia mais