Enfermeiros da FMS participam de curso de Reanimação Neonatal
Os enfermeiros das maternidades municipais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina estão participando do curso Reanimação Neonatal, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O objetivo principal do curso é diminuir o risco dos bebês, ao nascerem, de sofrerem anoxia neonatal, definida como a ausência de oxigênio nas células do cérebro.
“No curso ensinamos os profissionais a reconhecer aquele bebê que não nasce bem e que precisará ser reanimado. Ensinamos o reconhecimento desse bebê e como proceder. Temos aulas práticas, onde todos os profissionais são ensinados a reanimar um bebê, como fazer os passos iniciais, como ventilar, como entubar e como usar medicações. São treinados todos os passos da reanimação neonatal para que todos os profissionais saibam receber esse bebê para que ele não tenha nenhuma sequela neurológica futura”, explica Samara Valença, pediatra neonatologista da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Quanto mais tempo o neonato permanecer sob a privação de oxigênio, mais grave será a lesão. As complicações podem ser desde alguns distúrbios, como a dislexia adquirida até a paralisia cerebral ou, na continuidade da privação, o bebê pode chegar a óbito. A diminuição da oxigenação no cérebro denomina-se anoxia (ou para alguns autores hipoxia) e ocorre na criança principalmente na hora do parto.
Ascom FMS
|
|