Projeto da UBS Boa Hora é selecionado para divulgação pelo Ministério da Saúde
O “Idade Ativa – Atividades para a Melhor Idade”, executado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cirilo Boa Hora, foi selecionado para divulgação na página do projeto “Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”. É uma iniciativa que integra, desde 2013, a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
Tem como foco conhecer e dar visibilidade a boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da 3ª idade. “Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde”, explica Lívia Viana, enfermeira da equipe 235 da Estratégia Saúde da Família, que atua na UBS.
O Projeto traz na programação em encontros semanais, todas as sextas-feiras, às 08h, na Unidade de Saúde. Os idosos passam por uma bateria de exames e participam de atividades de alongamento, flexibilidade, equilíbrio e força muscular, com baixo impacto e intensidade moderada, de forma a evitar lesões. Além disso, são orientados sobre questões pertinentes para a idade, como alimentação saudável, importância das práticas corporais e risco de quedas.
“A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a uma dieta inadequada e uso do fumo”, justifica Lívia Viana. “É bastante prevalente entre os idosos, sendo preciso lembrar que saúde não é apenas uma questão de assistência médica e de acesso a medicamentos”, afirma ela.
A enfermeira relata que considera muito gratificante ver a atividade sendo reconhecida como exitosa e ser divulgada a nível Nacional. “É o que nos impulsiona a continuar realizando e divulgando nossas experiências de que é possível oferecer um serviço além da rotina e de qualidade no SUS”. Ela explica que grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento.
Ascom FMS
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
Comunidade mobilizada: Associação Mais Cidadania propõe asfaltamento de ruas no Nova Teresina e busca apoio popular
Proposta 2211, da Associação Mais Cidadania Piauí, visa pavimentar seis ruas no conjunto habitacional Nova Teresina. Votação do OPA é digital e vai até o dia 13 de julho.
leia maisHonrarias e holofotes enquanto Teresina clama por serviços básicos
Vereadores priorizam homenagens e visibilidade enquanto a população enfrenta o abandono nos serviços públicos essenciais de Teresina.
leia mais