Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 13 de dezembro de 2019
 
19/01/2018 às 15h06 Você está aqui: Home / Imprimir postagem

“Faxina” visita os bairros Macaúba e Morros amanhã (20)

Objetivo da ação é evitar a formação de criadouros de doenças como zika, dengue e chikungunya

Com o aumento das chuvas nesta época do ano, a atenção com o acúmulo de lixo e a formação de criadouros do Aedes aegypti – mosquito transmissor da zika, dengue, chikungunya e febre amarela urbana, entre outras doenças – deve ser redobrada. Por isso, as zonas Leste e Sul recebem amanhã (20) a Faxina nos Bairros, atividade semanal de limpeza, a partir das 8h da manhã.

A ação, organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) acontece esta semana nos bairros Macaúba e Morros, simultaneamente. “A faxina é realizada durante todo o ano, com retirada de lixo, criadouros e todo o material que favoreça a reprodução do Aedes aegypti”, explica a gerente de epidemiologia da FMS Amparo Salmito.

Na Macaúba, o ponto de partida será o Parque Ambiental, que fica na Rua 21 de abril. Será percorrido o quadrante delimitado pelas avenidas Nações Unidas, Miguel Rosa, Gil Martins e a Rua Dr. Area Leão. Já no bairro Morros, o quadrante a ser “faxinado” é aquele formado pela Avenida Presidente Kennedy, Rua Domingos de Pádua Rego e Rua Luiz Lopes Sobrinho. O ponto de partida será a CMEI Tio Bentes.

Toda semana os moradores são avisados para fazer uma limpeza dentro de suas residências e no sábado depositar na porta de suas casas o lixo que não é recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral. As equipes de limpeza recolhem o material e uma equipe de educação em saúde percorre a vizinhança dando orientações sobre como se prevenir contra o mosquito.

A Operação Faxina nos Bairros recolheu 3.213,05 toneladas de lixo da cidade em 2017. Foram 1.621 viagens ao aterro sanitário. Em 2016, 85 bairros receberam a faxina, com 4.728 toneladas de lixo recolhido. Em 2017, 52 bairros receberam faxina.


 

Tags: faxina, bairros, Macaúba, Morros, Prefeitura, Teresina, FMS,dengue


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Artigos relacionados