Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 13 de dezembro de 2019
 
29/11/2017 às 10h28 Você está aqui: Home / Imprimir postagem

FMS promove ações pelo Dia Mundial de Combate à AIDS

Ações de conscientização são essenciais para o diagnóstico precoce e tratamento

Na semana que precede o Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove ações de prevenção e educação sobre esta e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Na manhã desta terça-feira (28), as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde estão na praça João Luís Ferreira, centro da cidade, distribuindo material educativo e preventivo, como preservativos e gel lubrificante. “Estamos dando também orientações gerais, como por exemplo ensinando a usar os preservativos masculino e feminino”, informa Alana Niége, coordenadora de DST/AIDS da capital.

Amanhã (29), a equipe estará percorrendo universidades públicas e privadas de toda a capital levando material e orientações, assim como estarão na Avenida Maranhão realizando a ação com os lavadores de carro que trabalham na região.

Por fim, no dia 07, a partir das 17h, será organizado um ato público no Parque Potycabana, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e organizações não-governamentais. “Será um dia de conscientização sobre o problema, com apresentações culturais, para chamar a atenção da sociedade”, conta a coordenadora.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. “Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida”, afirmou Alana Niége. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue.
 


 

Tags: hiv, aids, fms, infecção, diagnóstic


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Artigos relacionados