Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 13 de dezembro de 2019
 
09/06/2016 às 16h57 Você está aqui: Home / Saúde Imprimir postagem

Prefeitura entrega sete novas Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura entrega até o final do mês mais sete novas Unidades Básicas de Saúde, dessa vez a comunidade beneficiada foi a do Alto Bonito
“É preciso investir para oferecer serviço de saúde de qualidade”. Com essa afirmação o prefeito Firmino Filho entregou na noite desta quarta-feira a trigésima segunda Unidade Básica da Saúde para os teresinenses. Dessa vez a comunidade beneficiada foi a do Alto Bonito, zona Sul da cidade, que foi contemplada com a nova Unidade Básica de Saúde Dr. José Arimatéa dos Santos.
 
De acordo com o prefeito Firmino Filho, a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, precisa ser estruturada e qualificada para atender a população. “Todas as Unidades de Saúde que estão sendo entregues nessa gestão seguem os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Temos feito uma saúde com responsabilidade. Nunca se investiu tanto em saúde pública como agora. A FMS está com 44 obras em andamento, sendo que 41 são de Unidades Básicas de Saúde. Só este mês temos mais sete novas UBSs para serem entregues à população e cinco reformas e ampliações. Portanto, a entrega deste equipamento público beneficia tanto usuários, quanto profissionais e representa um ganho para a cidade”, afirmou o prefeito.
 
Para a construção da Unidade Dr. José Arimatéa dos Santos foi investido um total de R$ 948.392.39. A Unidade já está em funcionamento e conta com duas equipes da Estratégia Saúde da Família composta por médicos, enfermeiros e dentistas e atende as comunidades do Loteamento Alto Bonito, Alto Santa Fé, Loteamento Jataí, Planalto Santa Fé I e II, Betinho, Conjunto Hélio Paiva. “O novo prédio é a estrutura definitiva da UBS, que antes funcionava em um imóvel alugado. A nova Unidade atenderá cerca de 8 mil pessoas”, informou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 
 
A nova Unidade Básica de Saúde conta com 14 consultórios, dos quais seis são odontológicos e oito consultórios médicos, salas de observação/procedimentos, curativos, inalação, vacina, coleta, esterilização e expurgo, same, farmácia, auditório, copa e uma área externa coberta para atividades com idosos e crianças. Os cinco banheiros, bem como toda a estrutura da unidade, foram adaptados para o acesso por portadores de necessidades especiais. E a estrutura conta ainda com o uso de telhas termoacústicas, que proporcionam uma melhor acústica e ameniza a temperatura.
 
Para James Miranda, profissional da Unidade, o novo prédio é um estímulo para a boa prestação de serviços. “Ficamos extremamente felizes com a nova estrutura da UBS. Isso nos motiva ao trabalho, além de facilitar na hora da prestação de serviços para a comunidade, que sente mais bem acolhida. Ganham os profissionais e a população”, comemorou.
 
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.
 
Na Unidade são prestados serviços de acolhimento, acompanhamento da gestante e do bêbê, consulta e tratamento odontológica, dispensação de medicamentos básicos,  dispensação  de preservativos e contraceptivos, consulta de enfermagem, exames preventivos, grupo de educação em saúde, imunização, consulta médica, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, curativos, teste rápido de HIV e sífilis, entre outros serviços.
 

  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.