Ações de saúde e Faxina integram programação de aniversário do Saci
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) é um dos órgãos parceiros na programação de aniversário do bairro Saci, que comemora 38 anos neste fim de semana. Ações de saúde e a 43ª edição da Faxina nos Bairros são algumas das atividades ofertadas à população.
Na manhã de hoje (25), as equipes da Estratégia Saúde da Família e de combate à dengue estiveram no Centro Comunitário da Igreja Católica, em um dia de cidadania promovido pela Associação de Moradores do bairro. Os profissionais de saúde estiveram aferindo pressão e realizando exames de glicemia, HIV e Sífilis, além de realizar o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família.
Amanhã, as equipes de limpeza da Superintendência Regional de Saúde Sul (SDU) e de educação em saúde da FMS estarão em campo para mais uma edição da Faxina, que recolhe todo o lixo com potencial de se tornar um criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmisor da zika, dengue e chikungunya. O trabalho é feito em parceria com os moradores, que depositam seu lixo na calçada – mesmo os de grande porte – e recebem orientações de combate ao mosquito em suas casas.
Neste sábado, o ponto de encontro será a Praça das Palmeiras, a partir das 8h. As equipes percorrerão o quadrante formado pelas avenidas Maranhão, Perimetral, Herry Wall e Rua General João Henrique Gaioso.
O presidente da FMS, Francisco Pádua, explica que é de competência do órgão promover qualidade de vida. “O objetivo da estratégia Saúde da Família é se aproximar da comunidade e isso é feito por meio da interação com outros entes públicos. Por isso, é importante se inserir nestas atividades, trazendo saúde e informação para tornar o bairro e a cidade mais saudáveis”, diz.
Segundo Ruth Matos, presidente da Associação de Moradores do Saci, a expectativa é atender uma média de 600 a 800 pessoas em três dias de evento. "Queremos agregar a comunidade, com foco especial nos serviços para os idosos, que são os moradores mais antigos do bairro e estão aqui desde a sua fundação", afirma ela.
Além dos serviços de saúde, foram ofertados hoje cortes de cabelo com profissionais do bairro, emissão de documentos, orientação sobre regularização fundiária e distribuição de materiais educativos. A moradora Carolina Gomes esteve aferindo pressão e glicemia no evento e disse que gostou muito da ideia. “Eu já frequento a UBS regularmente, mas ainda assim queria ver se estava tudo bem com minha saúde, por isso sempre aproveito atividades assim”, disse.
A programação de aniversário encerra no domingo com um torneio de futebol relâmpago, às 16h, nas categorias sub 11 e sub 13, no campo de futebol da Acadepol (Academia de Polícia).
Fonte: Ascom FMS
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
SDU recupera ruas nos residenciais Torquato Neto e Portal da Alegria
O investimento no local é de aproximadamente R$ 100 mil
leia maisAções de enfrentamento ao trabalho infantil
Durante o encontro foi discutida a campanha do Dia Mundial do Enfrentamento ao Trabalho Infantil
leia maisAlunos recebem certificados do curso de corte e costura do Projeto Sustentabilidade
O projeto visa gerar trabalho e renda para as 20 comunidades contempladas pelo projeto.
leia maisGanhadores do Corso 2018, mais festa comemorando
O resultado foi apresentado na manhã desta terça-feira (06) no Palácio da Música
leia mais