Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 12 de dezembro de 2019
 
26/11/2016 às 08h27 Você está aqui: Home / Imprimir postagem

Ações de saúde e Faxina integram programação de aniversário do Saci

Moradores tiveram dia de cidadania em ações promovidas no Centro Comunitário


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) é um dos órgãos parceiros na programação de aniversário do bairro Saci, que comemora 38 anos neste fim de semana. Ações de saúde e a 43ª edição da Faxina nos Bairros são algumas das atividades ofertadas à população.
 
Na manhã de hoje (25), as equipes da Estratégia Saúde da Família e de combate à dengue estiveram no Centro Comunitário da Igreja Católica, em um dia de cidadania promovido pela Associação de Moradores do bairro. Os profissionais de saúde estiveram aferindo pressão e realizando exames de glicemia, HIV e Sífilis, além de realizar o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família. 
 
Amanhã, as equipes de limpeza da Superintendência Regional de Saúde Sul (SDU) e de educação em saúde da FMS estarão em campo para mais uma edição da Faxina, que recolhe todo o lixo com potencial de se tornar um criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmisor da zika, dengue e chikungunya. O trabalho é feito em parceria com os moradores, que depositam seu lixo na calçada – mesmo os de grande porte – e recebem orientações de combate ao mosquito em suas casas. 
 
Neste sábado, o ponto de encontro será a Praça das Palmeiras, a partir das 8h. As equipes percorrerão o quadrante formado pelas avenidas Maranhão, Perimetral, Herry Wall e Rua General João Henrique Gaioso.
 
O presidente da FMS, Francisco Pádua, explica que é de competência do órgão promover qualidade de vida. “O objetivo da estratégia Saúde da Família é se aproximar da comunidade e isso é feito por meio da interação com outros entes públicos. Por isso, é importante se inserir nestas atividades, trazendo saúde e informação para tornar o bairro e a cidade mais saudáveis”, diz. 
 
Segundo Ruth Matos, presidente da Associação de Moradores do Saci, a expectativa é atender uma média de 600 a 800 pessoas em três dias de evento. "Queremos agregar a comunidade, com foco especial nos serviços para os idosos, que são os moradores mais antigos do bairro e estão aqui desde a sua fundação", afirma ela.
 
Além dos serviços de saúde, foram ofertados hoje cortes de cabelo com profissionais do bairro, emissão de documentos, orientação sobre regularização fundiária e distribuição de materiais educativos. A moradora Carolina Gomes esteve aferindo pressão e glicemia no evento e disse que gostou muito da ideia. “Eu já frequento a UBS regularmente, mas ainda assim queria ver se estava tudo bem com minha saúde, por isso sempre aproveito atividades assim”, disse. 
 
A programação de aniversário encerra no domingo com um torneio de futebol relâmpago, às 16h, nas categorias sub 11 e sub 13, no campo de futebol da Acadepol (Academia de Polícia).
 

 

Fonte: Ascom FMS


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Artigos relacionados