Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 08 de dezembro de 2019
 
01/04/2019 às 22h56 O âncora Você está aqui: Home / Água Branca Imprimir postagem

Especialista em educação inclusiva elogia iniciativas da Rede Municipal

Educador paulista Lucelmo Lacerda de Brito conheceu uma sala de AEE

O dia 2 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data para derrubar os mitos sobre esse transtorno neurológico que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Somente nas escolas da Prefeitura de Teresina, estão matriculadas mais de 500 crianças autistas.

Para fortalecer o apoio aos alunos com esse transtorno, a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Teresa Fortes, participou da X Jornada de Autismo do Piauí, organizada pela Associação de Amigos dos Autistas (AMA). O evento destacou este ano a união de parceiros para a inclusão, destacando o papel da escola, família e terapeutas.

Um dos convidados da Jornada foi o educador paulista Lucelmo Lacerda de Brito, que é especialista em políticas de inclusão e pesquisador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. Lucelmo aproveitou a viagem à Teresina para conhecer uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Educação.

O pesquisador visitou, no fim de semana, a Escola Municipal Ministro Ruben Ludwig, no bairro Pedra Mole. A diretora e a professora de AEE mostraram os diferentes recursos utilizados no contraturno para auxiliar os alunos especiais, principalmente os autistas.

“Ele ficou bastante impressionado com o trabalho de inclusão desenvolvido nas unidades de ensino. Hoje contamos com ações que tornam o ambiente escolar acessível e acolhedor para todos os alunos, respeitando suas especificidades. Essa troca de experiências foi bastante proveitosa, a escola mostrou como faz e o Lucelmo deixou dicas valiosas”, concluiu Teresa Fortes.

Ascom Semec


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.