Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 12 de dezembro de 2019
 
27/02/2019 às 22h40 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

SAMU de Teresina alerta foliões para evitar acidentes durante o carnaval

Em 2018, no período de carnaval, as equipes de ambulâncias registraram atendimento a 330 pessoas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) faz um alerta para os cuidados que os foliões devem ter durante o período carnavalesco. Entre as recomendações estão: Não beber e dirigir, usar álcool com moderação, se hidratar e se alimentar bem. Somente no carnaval de 2018, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, as equipes de ambulâncias registraram atendimento a 330 pessoas. Desse total, 68 foram vítimas de acidente de trânsito nas zonas urbana e rural de Teresina.

Segundo a pesquisa do SAMU, as urgências clínicas foram os casos mais recorrentes nesse período, sendo registrada a assistência a 107 pessoas com mal súbito. Em seguida, ficaram os acidentes de trânsito, depois atendimentos a 32 pessoas vítimas de quedas e outros acidentes, 22 vítimas de agressões físicas (espancamento, agressão por arma branca ou de fogo) e 21 tiveram urgências obstétricas na capital piauiense. Houve ainda 40 transferências inter-hospitalares de pacientes graves.

O diretor clínico do SAMU, José Ivaldo, reforça que as pessoas que irão beber álcool devem ingerir também outros líquidos para manter a hidratação. “Em relação à alimentação, o folião não pode fazer refeição pesada e deve comer alimento saudável e de fácil absorção de três em três horas. Isso diminui a agressão do álcool no estômago e mantém o nível de glicose no sangue, contribuindo para evitar sintomas de ressaca e a hipoglicemia, situação comum nesses casos”, afirma.

“É importante que as pessoas tenham em mente que o álcool é uma droga depressora do Sistema Nervoso Central e que, dependendo da quantidade utilizada, pode causar sonolência, sudorese e evoluir para o coma alcoólico, que é uma situação séria. Outro alerta que fazemos é para que em hipótese nenhuma a pessoa embriagada dirija carro ou pilote motocicleta. Isso é uma situação comum, mas que pode resultar em acidente ou morte”, finaliza José Ivaldo.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Para acionar o serviço, a população deve entrar em contato com a central de regulação, por meio do telefone gratuito 192. O médico regular classifica o caso e, se houver necessidade, encaminha ambulância de suporte básico, avançado ou então faz orientações médicas.

Ascom FMS


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.