Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 12 de dezembro de 2019
 
15/01/2019 às 11h32 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

UBS Vila da Paz promove roda de conversa em alusão ao Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco visa a conscientização a respeito da saúde mental

O mês de janeiro foi escolhido para a conscientização da população sobre saúde mental, desmistificando o tema e incentivando práticas que façam bem para a mente. Em alusão ao tema, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila da Paz promoveu ontem (14) um momento de conversa com a população.

A ação, chamada Sala de Espera, tem por objetivo promover conversas com os usuários da UBS que estão à espera de atendimento. “Aproveitamos a temática para desmistificar a questão da saúde mental, pra que o paciente não tenha vergonha de procurar ajuda quando precisar”, explica a enfermeira Beth Guerra.

A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Sul, que está sediado no local. “Ela pediu que cada pessoa fizesse um relato de suas angústias diárias e o momento se tornou uma terapia comunitária”, relata Beth Guerra.

O Janeiro Branco teve início no ano de 2014 em Uberlândia-MG, e foi sendo difundido em outras cidades. Em Teresina, ele foi instituído no calendário de eventos oficiais em 17 de outubro de 2017. A campanha aproveita a virada de ano, um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas, para instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes.

Ascom FMS

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.