Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 12 de dezembro de 2019
 
11/01/2019 às 14h23 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Bairros Planalto Ininga e Pio XII recebem a operação Faxina nos Bairros

A Faxina nos Bairros, operação do combate ao Aedes Aegypti, está na sua 117º edição

A Faxina nos Bairros, operação de combate à zika, dengue e chikunugya, chega a sua 117ª edição amanhã (12). A partir das 8h da manhã, equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) promovem um grande mutirão de limpeza nos bairros Pio XII (zona Sul) e Planalto Ininga (zona Leste).

O objetivo da ação é combater as doenças por meio da eliminação de focos de seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. Como explica a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a cada semana dois bairros são escolhidos para receber as equipes de limpeza que recolhem o lixo das residências, em especial os que não são recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral.

Esse lixo é depositado nas calçadas pela população, que durante a semana é orientada pelos agentes de saúde a fazer a limpeza em suas próprias casas. Neste dia ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito. “As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e retirar utensílios inservíveis, que poderão se tornar criadouros de mosquito”, diz Oriana Bezerra.

Na zona Sul, o quadrante que irá receber a faxina será aquele formado pela rua Murilo Braga e as avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e Gil Martins, partindo da Praça do Cemitério da Vermelha. Já na zona Leste, o ponto de encontro será a Praça Aurea Brandão de Carvalho, e o quadrante percorrido será o limitado pelas avenidas Homero Castelo Branco, Juiz João Almeida, Ulisses Marques e Presidente Kennedy.

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Com esta ação, a Prefeitura de Teresina procura sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e proporcionar à população a retirada de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.

Ascom FMS

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.