Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 19 de outubro de 2019
 
25/06/2018 às 20h24 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Olimpíada Brasileira de Química Júnior está com inscrições abertas

Olimpíada será realizada em duas fases

Estão abertas e segue até o dia 02 de agosto as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) de 2018, direcionada para estudantes devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental de escolas brasileiras públicas e privadas, situadas em todo território nacional.

A OBQJr é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí), e tem por objetivo estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química; contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A Olimpíada realizada em duas fases (Fase I e Fase II) é organizada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, que tem como órgão deliberativo o Conselho de Coordenadores das Olimpíadas de Química.

Para que o estudante esteja apto a participar da Olimpíada é necessário que a escola tenha um representante cadastrado no Programa Nacional Olimpíadas de Química.

A ficha de cadastro do representante da escola, professor ou coordenador encontra-se disponível no sítio eletrônico www.obquimica.org. As orientações para efetivar o cadastro só estarão disponíveis durante o período de inscrição. O representante cadastrado é o responsável pela inscrição dos alunos, aplicação e correção do exame da Fase I.

Os estudantes com pontuação final normalizada, igual ou superior a 50 pontos, serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa de acordo com a pontuação alcançada.

Bons Resultados

Em 2017 dois alunos de Escolas Públicas Municipais de Teresina tiveram seus nomes gravados no Troféu Nacional da X Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Apenas 12 jovens tiveram seus nomes impressos no troféu, revelando quem se destacou mesmo entre os melhores. Entre eles estão Samuel William Silva Almeida, da Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares; e Felipe de Sousa Moura, da Escola Municipal H. Dobal. Samuel também entrou na lista dos 10 melhores resultados de alunos do 8º ano, sendo o único de escola pública.

Mais oito estudantes de Escolas Municipais de Teresina foram reconhecidos como destaques na edição de 2017 da Olimpíada. Eles participam do Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que prepara os jovens em disciplinas específicas aos sábados. As turmas estão famosas pelos feitos nacionais, e os campeões piauienses passaram a ser cobiçados por grandes escolas particulares de outros estados.


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.