Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 24 de fevereiro de 2020
 
07/01/2020 às 23h05 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Equipes fazem serviços de prevenção para minimizar estragos provocados pelas chuvas

O período das chuvas chegou com intensidade e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU), por meio de suas Gerências de Serviços Urbanos, estão percorrendo as principais galerias e bocas de lobo de Teresina. O trabalho preventivo, intitulado, tem o objetivo de limpar as entradas das galerias, promovendo a desobstrução dos canais para evitar alagamento das ruas em decorrência do acúmulo de lixo.

De acordo com o gerente de Serviços Urbanos da SDU Leste, Renato Lopes, a medida acontece sempre no período chuvoso. “Com o objetivo de garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos, estamos limpando as galerias dos bairros São João, São Cristóvão, Piçarreira e Morros. Após esse trabalho, que chamamos de Rota das Chuvas, voltaremos aos serviços normais que se encontram na programação semanal de limpeza”, declarou.

Ascom/SDU Leste

As galerias das ruas Fernando Pires Leal, Noronha de Almeida e alguns pontos da Avenida Kennedy, como a região da Maloca, por exemplo, estão recebendo os serviços de desobstrução.

Já na região norte da cidade, a SDU está realizando diariamente ações de manutenção de bombas e monitoramento das áreas próximas às lagoas do Mafrense, do São Joaquim, dos Oleiros e do Jacaré. Na região existem quatro estações de bombeamento: a primeira é a Estação da Boa Esperança, que fica na Lagoa dos Oleiros, próximo ao Encontro dos Rios; a segunda está localizada no Parque Ambiental Matias Matos; a terceira está nas proximidades do Hospital do Mocambinho, e a quarta fica na Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da Ponte da Primavera.

A manutenção nas quatro estações de bombeamento está garantindo o melhor escoamento das águas, dos bairros Mafrense, Poti, Parque Alvorada, São Joaquim, Nova Brasília; Parque Brasil e Mocambinho. “Estamos concentrando as nossas equipes nos locais de risco e fazendo ainda a vistoria em todas as bocas de bueiro da região. Lembrando que é importante que a população atente para o descarte correto do lixo, que é a principal causa desses entupimentos”, destaca o superintendente executivo da SDU Centro Norte, Márcio Sampaio.

A Gerência de Serviços Urbanos da SDU Sudeste também continua o trabalho de limpeza nas ruas, canais, praças e galerias. Na manhã desta terça-feira as equipes realizaram limpeza nas Avenidas Jose Francisco de Almeida, Noé Mendes, Joaquim Nelson, Jornalista Lívio Lopes, Desembargador Manoel Felício, bem como a manutenção de áreas verdes no Deus Quer. Complementando os serviços, as equipes estão na galeria da vila Washington Feitosa além de transbordo da avenida Boa Esperança e Dom Helder.

Ascom/SDU Sudeste

“As ações tem como objetivo diminuir os transtornos causados pelas chuvas, bem como evitar que o lixo acumulado e despejado equivocadamente em praças e avenidas sejam arrastados pelas águas fluviais provocando o entupimento desses locais. A intenção é evitar o alagamento desses lugares”, informou o gerente de Serviços Urbanos da SDU Sudeste, Isau Araújo.

O superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, explica ainda que as ações da Prefeitura e SDU sempre estão voltadas pra atender a população e resolver os problemas no menor espaço de tempo possível. “Estamos sempre acompanhando as áreas que estão sujeitas a alagamentos, bem como as que estão sendo realizados os reparos necessários devido às chuvas. Medidas necessárias e urgentes para que a população possa ter o menor impacto possível”, acrescentou.

Na avaliação do gerente de Serviços Urbanos da SDU Sul, Marcelo Mourão, o trabalho que vem sendo realizado pela superintendência nas últimas semanas, atuando na limpeza preventiva das principais galerias da região, tem surtido um efeito positivo. “Iniciamos a manhã andando em vários pontos considerados mais complicados em relação à drenagem e encontramos uma situação bem tranquila. Graças à limpeza realizada antes do início das chuvas”, ressaltou o gerente Marcelo Mourão.

O único ponto a apresentar uma condição que exigiu uma atenção maior da superintendência foi a gelaria localizada no bairro Areias, em frente a fábrica de bebidas. O próprio superintende da SDU Sul esteve no local acompanhando o trabalho das equipes de limpeza. “Vamos utilizar uma retroescavadeira para abrir as tampas da galeria, retirar todo o material que está impedindo a passagem da água e depois refazer toda a estrutura do local”, informou.

Descarte irregular de lixo

Por outro lado, a Prefeitura detecta, constantemente, o descarte incorreto de lixo em áreas públicas, verdes e de preservação ambiental. Evandro Hidd, reforça que, além das atividades realizadas pelas SDUs, é de suma importância que a população se conscientize a respeito do descarte inapropriado de lixo. “Precisamos que a população se conscientize de que o maior prejudicado acaba sendo ela. Precisamos nos monitorar e nos policiar quanto ao descarte do lixo para evitar que o problema volte pra nós”, enfatiza Evandro Hidd.

Sobre isso, o superintendente João Pádua também alerta a população para a importância de evitar o acúmulo ou descarte irregular de lixo em áreas de proteção ambiental. “Nosso maior objetivo, neste aspecto, é promover a conscientização das pessoas para que elas se sintam mobilizadas a participarem conosco das limpezas nos bairros. Juntos, podemos trabalhar com ações mais direcionadas com a finalidade de manter a nossa região mais limpa. Solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, completou.

 

 SDU CNSDU LESTESDU SUDESTE

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.