Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 13 de dezembro de 2019
 
02/10/2019 às 11h43 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Sistema online agiliza resultados de exames no HUT

Buscando diminuir o tempo resposta para conclusão ou definição de diagnóstico de seus pacientes, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), implantou um sistema online para disponibilizar os resultados de exames laboratoriais e de imagem. Agora os profissionais de saúde do HUT podem acessar essas informações via intranet ou em um aplicativo para celular. No momento, o uso do aplicativo está em processo de teste no posto 4. Depois, será implantado em todo o Hospital.

De acordo com o Dr. Yousef Aguiar, médico do HUT, por conta do perfil de atendimento do hospital, que é voltado principalmente para pacientes vítimas de trauma, ganhar tempo no diagnóstico pode ser fator preponderante para salvar vidas. “Poder acessar os resultados dos exames dos pacientes por meio digital está facilitando muito o trabalho do médico. Durante a visita, podemos analisar os resultados na presença do paciente e passar todas as informações necessárias. Com isso, melhoramos a qualidade do atendimento e agilizamos o diagnóstico”, destacou o médico.

Vítima de acidente de carro, a dona de casa Francisca da Silva, de 54 anos, disse que seu atendimento foi rápido e que o resultado dos exames saiu em menos de duas horas. “Quando cheguei, fui examinada por um cirurgião geral que solicitou vários exames. Lembro que em menos de duas horas eu estava com todos os resultados. Foi bom por que fiquei mais tranquila com a confirmação de que não tive nenhuma lesão grave”, comentou Francisca.

Por mês, o HUT realiza uma média de 30 mil exames laboratoriais e 10 mil de imagens. Somente em 2018 foram 403.867 exames laboratoriais e 114 mil de imagens. Dentre os exames laboratoriais mais solicitados estão os hemogramas, as dosagens de creatinina e a ureia. O HUT faz 54 tipos de exames que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.

Com relação aos exames de imagem, o HUT realiza raio-x, tomografia e ultrassonografia. Destes, o raio-x é o mais realizado, correspondendo a mais de 60% do total de exames de imagem. De acordo com a diretora geral do HUT, Dra. Clara Leal, a área de diagnóstico do hospital responde muito bem às necessidades dos pacientes e tem conseguido melhorar ainda mais com a implantação de novos protocolos e recursos.

“A facilidade de acesso aos exames online tem proporcionado mais agilidade nos diagnósticos e decisões médicas. Isso melhora muito nosso tempo de resposta e a possibilidade de salvar ainda mais vidas. Como atendemos pacientes muito graves, o tempo é crucial. Outro ponto positivo é com relação à economia de papel. Como não precisamos mais imprimir os resultados dos exames, estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente e economizando recursos para investir em outros insumos”, explicou a diretora.

Giancarlo Marques, farmacêutico-bioquímico e gerente do Laboratório do HUT, disse que para atender a grande demanda do hospital as equipes do Laboratório fazem rondas programadas. “Para que os resultados dos exames saiam em tempo hábil, fazemos rondas programadas com horários específicos para os pacientes que já estão internados e para os que estão na urgência do Pronto Atendimento. Liberamos os resultados em, no máximo, duas horas, após a coleta”, destacou.

Para os casos de suspeita de infarto do miocárdio ou outra lesão cardíaca, o HUT realiza a dosagem da troponina, um marcador cardíaco importante para este tipo de diagnóstico. “Esse exame é realizado em um aparelho automatizado usando a técnica de eletroquimioluminescência que apresenta alta sensibilidade analítica”, completou Giancarlo.

Ascom HUT


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.