Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 19 de outubro de 2019
 
17/09/2019 às 15h36 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Educadoras de Água Branca buscam inspiração de acessibilidade em escola municipal de Teresina

Duas educadoras do município de Água Branca (PI) estiveram hoje (17) em Teresina em busca de um modelo ideal de escola com acessibilidade, para que possam reproduzir na rede de ensino do município. A dupla visitou a Escola Municipal Jornalista Deoclécio Dantas, no Vale do Gavião, que já foi construída com rampas, banheiros adaptados e piso tátil.

A visita foi viabilizada pela presidente da Undime/PI e coordenada pela Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Teresa Fortes, responsável pelo setor, explicou às visitantes que todas as escolas da Prefeitura de Teresina são preparadas para receber alunos com as mais diversas deficiências.

Na E.M. Deoclécio Dantas, por exemplos, são 37 alunos especiais, incluindo uma cadeirante que faz uso dos espaços físicos adaptados. Na unidade de ensino ao lado, o CMEI Maria do Amparo Ferreira de Alencar, os alunos utilizam a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com atividades no contraturno escolar, para estimular suas potencialidades, superando as limitações.

“Pudemos perceber que em Teresina o trabalho focado na questão da acessibilidade está presente não só nos espaços físicos, mas nas atitudes, todos empenhados para que a inclusão aconteça na prática. Queremos levar isso para nosso município”, pontuou a coordenadora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Água Branca, Neyla Siqueira.

Para Devaney Pessoa, diretora de escola em Água Branca, a experiência com a visita serviu de inspiração para os próximos passos. “Ainda estamos fazendo as adaptações para uma escola acessível. Estou levando de Teresina muitos conhecimentos novos, detalhes sobre portas, piso, banheiros e projetos de inclusão que vão fazer a diferença no atendimento dos nossos alunos”, conclui a gestora.

Ascom Semec


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.