Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 19 de outubro de 2019
 
17/04/2018 às 23h14 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Dia Nacional do Livro Infantil motiva atividades de leitura nas escolas

Data é comemorada com uma semana de leitura, caracterização e dramatização das histórias

O livro e os encantos da leitura passaram a ser peça principal do aprendizado nas escolas da Prefeitura de Teresina nos últimos anos. Nesta quarta (18), comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e muitas unidades de ensino estão aproveitando para desenvolver uma semana inteira de atividades voltadas para a literatura infantil.

No Centro Municipal de Educação Infantil Santa Helena, zona sul, a programação inclui uma história por dia, com direito a caracterização e dramatização protagonizada pelas professoras. A ideia é estimular a prática da leitura por meio de atividades lúdicas, levando as crianças a refletirem sobre o sentido dos contos, apontando também personagens, conhecendo autores e recriando as narrativas.

Já o CMEI Ladeira do Uruguai, zona Leste, vai aproveitar a data para lançar dois projetos de leitura que serão trabalhados com as turminhas em 2018. O “Viva leitura” e o “Maleta viajante” estimulam o hábito na escola e em casa, sempre desafiando as crianças a conversarem sobre as leituras realizadas. A escola lança, ainda, um novo espaço construído para tornar o momento diário com os livros ainda mais confortável. O espaço sustentável é arborizado e bastante colorido, como um verdadeiro convite para a prática da leitura.

O CMEI Francisco de Assis, zona Norte, também quer mesclar o mundo mágico dos livros com aprendizados sobre o meio ambiente, por isso lança este ano o Projeto “Universo encantado da leitura: mãe natureza”. O objetivo é utilizar livros infantis com a temática natureza, fugindo do comum e ampliando as possibilidades dos alunos.

Data homenageia escritor brasileiro

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002 como uma forma de homenagear o escritor Monteiro Lobato, que se dedicou a produzir obras da literatura infantojuvenil como o clássico “Sítio do Pica Pau Amarelo”. As escolas costumam aproveitar a data para realizarem atividades de valorização do livro e da cultura, apresentando às crianças os principais autores brasileiros.

Ascom Semec/Teresina


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.