Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 13 de dezembro de 2019
 
04/09/2019 às 23h29 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

UPA do Promorar completa três anos com quase 600 mil atendimentos médicos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar completou três anos em agosto, garantindo sempre a resolutividade nos casos de urgência e emergência da zona Sul. Desde sua inauguração, em agosto de 2016, foram prestados quase 600 mil atendimentos somente na área médica.

Considerada um serviço intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais, a UPA contribui para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera. Ela presta atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana e sem necessidade de agendamento prévio. O usuário encontra nas UPAs atendimentos na área da média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos.

“Na UPA do Promorar temos seis médicos que se dividem em três clínicos, dois pediatras e um cirurgião, além de uma equipe de enfermagem e um odontólogo prestando atendimento 24 horas”, informa o diretor Danilo Soares.

Em três anos de funcionamento, o número de atendimentos na UPA do Promorar tem aumentado a cada ano. Até agosto deste ano, já foram realizados 108.705 atendimentos médicos, o que dá uma média de 13.588 por mês. A média mensal já supera a de 2018, que era de 12.177, fechando com 146.125 atendimentos. Já em 2017, esta média foi de 11.218 atendimentos por mês.

“As UPAs trabalham com o sistema de classificação de risco, em que o paciente não é atendido por ordem de chegada e sim de acordo com a gravidade do problema, em casos que são identificados por cores. Ou seja, dependendo da cor eles se tornam prioridade ou não”, explica Danilo Soares. Os casos considerados pouco urgentes são encaminhados para a sala verde. Os casos de emergência são os de cor vermelha, que são internados em uma sala especial que conta com sete leitos. Já os casos de cor amarela, que requerem atendimento médico de urgência, são internados em uma sala que conta com oito leitos adultos e sete pediátricos.

A estrutura conta ainda com salas para procedimentos como sutura, inalação, eletrocardiograma, administração de medicação rápida e coleta para exames laboratoriais, além de um núcleo interno de regulação, dois espaços para isolamento e Raio-X 24 horas.

 

 

Ascom FMS


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.